A nova aeronave foi avistada em uma base aérea da aviação naval do Exército de Libertação Popular (ELP) da China.
O novo KJ-500 permite que as forças chinesas mantenham suas missões de reconhecimento e elevem a capacidade de proteger as águas territoriais, bem como o espaço aéreo chinês, segundo o jornal Global Times.
Aeronave chinesa antissubmarino, do Comando de Teatro do Sul do ELP. Imagens mostram diversos aviões do programa secreto de guerra antissubmarino (ASW, na sigla em inglês). Os três maiores flagrados são os novos KJ-500, um deles ainda na cor amarela! Os outros aviões incluem o KJ-500, um Y-8Q, e dois Y-8Q (mais um no ar).
Esta nova versão conta com uma sonda de reabastecimento aéreo, que pode ser vista acima do nariz da aeronave, o que provavelmente resolverá o problema relacionado ao alcance e resistência para realizar as missões.
Além disso, o KJ-500 possui sistemas de radar superiores aos dos EUA, e deverá ser usado em missões no mar do Sul da China, onde os EUA frequentemente realizam operações de reconhecimento.
Apesar de a aeronave estar em fase de testes, os especialistas acreditam que logo será capaz de contribuir para o aumento das capacidades das forças militares chinesas, considerando que o avião pode cobrir extensas áreas e comandar outras aeronaves na região, aprimorando o monitoramento sobre os alvos aéreos e marítimos.