Rússia 'roubou' informações de míssil 'super duper' da administração Obama, afirma Trump

O presidente norte-americano tem referido que os EUA têm uma arma "que ninguém jamais teve", que seria 17 vezes mais rápida que qualquer míssil hipersônico existente.
Sputnik

Donald Trump, presidente dos EUA, reiterou durante um comício eleitoral na sexta-feira (18) em Bemidji, Minnesota, EUA, que o país norte-americano tem a arma mais poderosa do mundo.

"Temos as maiores armas jamais construídas pelo homem. Reanimamos o Exército a um nível que ninguém pensava que fosse possível [...] E eu disse que nós criamos a arma mais poderosa conhecida pela humanidade. Isto é verdade", disse.

"E depois vem aí um tolo dizendo: 'Acho que ele está revelando informações confidenciais!' Não. Tudo o que fiz foi dizer ao mundo que temos a arma mais poderosa. Nem sequer estou dizendo que tipo [de arma é] [...] E espero que nunca tenhamos que usá-la", afirmou Trump.

Além disso, Trump, declarou que a Rússia supostamente "roubou" um supermíssil hipersônico durante a administração Obama (2009-2017).

"Eles [Rússia] têm o míssil, o míssil hipersônico 'super duper' [...] É cinco vezes mais rápido que um míssil normal. Nós temos um que vai muito mais rápido do que isso, mas a Rússia obteve essa informação da administração Obama. A Rússia roubou essa informação. Você sabia disso? Você sabia disso? A Rússia recebeu a informação e depois o construiu", anunciou o presidente norte-americano.

Apesar disso, o líder norte-americano acrescentou que, neste momento, "temos um que está indo muito mais rápido, muito mais rápido do que isso". Segundo Trump, a nova arma é tão nova que tanto a Rússia quanto a China "terão inveja" dos Estados Unidos.

"Eles não sabem o que temos, mas sabem que isto é algo de que ninguém jamais ouviu falar", disse.

Anúncios de Trump

Anteriormente, o jornal Washington Post, citando um trecho do livro "Rage" ("Raiva") do jornalista Bob Woodward, escreveu que o presidente dos EUA havia declarado que Washington possuía um sistema de armas nucleares de qual Moscou e Pequim nunca haviam ouvido falar.

De acordo com o autor do livro, após o anúncio fontes anônimas confirmaram que os Estados Unidos tinham novos sistemas de armas secretas, e disseram ter ficado surpresos quando Trump o tornou público.

Trump tem falado várias vezes sobre o desenvolvimento de um "supermíssil" dos EUA, que disse ser 17 vezes mais rápido que o som, que acabou sendo um veículo hipersônico possuidor de uma velocidade máxima de Mach 17 desenvolvido pelo Exército dos EUA e que foi previamente anunciado publicamente pelo Pentágono.

Altos funcionários norte-americanos admitiram que o país estava tentando alcançar a Rússia e a China no domínio das armas hipersônicas.

Comentar