'Dominar' o estreito de Ormuz contra entradas dos EUA: Irã inaugura base naval

O local tem sido um ponto de acesso fundamental dos EUA ao golfo Pérsico, por onde passa a maior parte do petróleo mundial, e onde também têm ocorrido frequentes conflitos entre Teerã e Washington.
Sputnik

O Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã (IRGC, na sigla em inglês) revelou uma nova base naval, chamada Base Martir Seyed Majid Rahbar, para "dominar" o estratégico estreito de Ormuz, informou o canal France 24, citando mídia estatal iraniana.

"Esta localização é um dos pontos defensivos mais estratégicos do país", disse o comandante do IRGC e general Hossein Salami.

A base se encontra na província meridional do país, Hormozgan, e a construção durou seis anos. A entrada para o estreito compreende a passagem de um quinto de todo o petróleo mundial.

Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica do Irã abre nova base naval no estreito de Ormuz

"Esta base foi construída com o propósito de dominar totalmente a entrada e saída de aeronaves extraterritoriais e embarcações navais" no golfo, disse na quarta-feira (23) o comandante do IRGC e general Hossein Salami.

Alguns dias antes, o porta-aviões norte-americano USS Nimitz entrou no golfo Pérsico em meio a ameaças de Washington de impor sanções da ONU ao Irã, uma ação que outras potências mundiais descartaram como juridicamente nula.

As tensões entre os EUA e o Irã estão acesas há mais de um ano no estreito de Ormuz, com ataques a navios e drones, e capturas de petroleiros.

Comentar