Pentágono propõe frota de 500 navios para reforçar Marinha dos EUA

A equipe de projeção, dirigida pelo secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper, prevê um maior número de navios leves, drones e da força logística até 2045.
Sputnik

O Pentágono recomenda um maior número de navios para a Marinha dos EUA, com alguns altos responsáveis sugerindo até 534 embarcações, revela o portal Defense News, citando documentos obtidos.

Coordenados pelo secretário de Defesa dos EUA, os projetistas propuseram e entregaram a Mark Esper planos de uma frota de 480 a 534 navios com maior percentagem de navios leves, incluindo mais drones e uma força logística ampliada.

O número de navios proposto, que inclui os não tripulados, é pelo menos 35% maior que a atual meta de 355 navios de guerra até 2030, nota a publicação. Uma das equipes propôs um máximo de 56 navios leves, com outra sugerindo não mais que 70.

"Nem a frota analisada pelo Defense News nem a frota desenvolvida pela Marinha serão a composição final refletida no Estudo da Futura Força Naval [entregue a Mark Esper]. Os números, no entanto, fornecem um vislumbre da frota futura radicalmente diferente, que provavelmente será refletida na análise final prevista para o final deste ano", comenta a mídia.

Esper sugeriu uma Marinha norte-americana maior e mais leve ainda em fevereiro, com vista a obter uma "frota ideal" até 2045, e voltou a aludir a esse tipo de força em 16 de setembro, pedindo um aumento no financiamento. O Pentágono pediu US$ 207 bilhões (R$ 1,6 trilhão) para a Marinha do orçamento federal dos EUA para 2021.

Comentar