Um pescador de 50 anos de idade, Jason Gillespie, capturou na ilha de Wight, Reino Unido, um raro tubarão que, de acordo com os registros, é o primeiro da espécie a ser identificado com esta condição em águas do país.
O exemplar, completamente branco, foi fisgado quando Gillespie pescava com seus amigos em alto mar, ao sul da costa britânica, segundo o Leicester Mercury.
Jason Gillespie, 50, pegou o primeiro tubarão albino de um metro e meio próximo da ilha de Wight. O pescador tirou rapidamente algumas fotos da incrível criatura antes de libertá-la de volta ao mar.
Medindo aproximadamente um metro de comprimento, o tubarão sofre de uma rara condição genética chamada leucismo, ou seja, uma particularidade que se manifesta na perda do pigmento da pele.
"Pesco há 30 anos e nunca havia visto um como esse [...] Pesquei ele na terça-feira (29), na ilha de Wight. Quais as chances de pescar um desses? Não faço ideia. É o peixe de toda uma vida, um em um milhão", comentou o pescador.
O Galeorhinus galeus se encontra na costa da África, América, Europa e Oceania, e se alimenta de uma grande variedade de espécies de peixes, crustáceos e cefalópodes.
Atualmente, devido à pesca para exportação, o animal está na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza como uma espécie em perigo crítico.