Nesta terça-feira (6), Mark Esper, secretário de Defesa dos EUA, afirmou que "sob nossa proposta, o plano Battle Force 2045 terá as seguintes características: primeiro, uma força de submarinos maior e mais capaz".
"O estudo chegou ao claro consenso sobre a necessidade de aumentar rapidamente [o número] de submarinos de ataque, a plataforma com maior capacidade de sobrevivência em um futuro conflito de grande potência, para um nível de 70-80 na frota", acrescentou Esper.
Segundo o secretário norte-americano, a Marinha dos EUA deveria começar rapidamente a construir pelo menos três novos submarinos de classe Virginia por ano.
Plano Battle Force 2045 exige mais de 500 embarcações tripuladas e não tripuladas
"O Corpo de Fuzileiros Navais está atualmente em processo de implementação de seu plano de estrutura de forças e eu apoio a visão do Comandante de recalibrar para uma competição de grande potência", salientou o secretário.
A proposta visa ter mais de 500 navios tripulados e não tripulados na Marinha dos EUA até 2045, incluindo entre oito e 11 porta-aviões movidos a energia nuclear e seis porta-aviões leves para manter uma presença global em um conflito com as grandes potências, disse Esper.
Conforme informou a autoridade, o plano de 25 anos, chamado Battle Force 2045, será enviado ao Congresso em um futuro próximo.