O Bumerang, um dos projetos mais recentes da Rússia, é um veículo de ataque anfíbio de infantaria. Baseado no design soviético BTR, o projeto possui uma série de características inovadoras, descreve a publicação National Interest.
O novo veículo rompe com seu predecessor soviético em vários quesitos. Um dos que entram em destaque é que o veículo conta com o compartimento do motor realocado na parte frontal.
Não somente esta alteração aumenta a proteção para sua tripulação, mas facilita a saída por uma escotilha bastante ampla. A família de veículos de transporte blindados BTR geralmente contava com duas escotilhas, tornando difícil uma rápida evacuação, além de expor seus ocupantes.
Apesar de pesar aproximadamente 35 toneladas, o veículo mantém a capacidade anfíbia do modelo soviético. Um par de jatos d'água o concedem habilidades na água. Tanto em design e capacidades, o Bumerang aparenta ser similar ao novo veículo anfíbio de combate do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.
O Bumerang vem com torre remotamente operada, a mesma usada no veículo de infantaria T-15 Armata e em alguns blindados Kurganets-25.
Graças a recentes desenvolvimentos na indústria de defesa russa, o veículo pode contar com maiores números de produção do que se esperava anteriormente.
Relatos recentes apontam para um atraso de produção do Kurganets-25, possibilitando uma maior ênfase na produção do Bumerang.