A declaração de Lavrov foi dada durante discurso de apresentação do novo relatório anual do Clube Valdai de Discussões Internacionais.
"O G20 é uma estrutura de rede que está sendo institucionalizada, mas permanece flexível. Não tem regras escritas e ratificadas e reflete a própria compreensão da objetividade do processo de formação do mundo multipolar de que estamos falando", disse Lavrov.
Segundo o ministro, após contatos bastante informais ao nível dos ministros das finanças há dez anos e após a decisão de realizar cúpulas anuais, o G20 atingiu seu nível mais alto.
"E o fato de que este grupo foi levado ao mais alto nível sublinha que a partir de agora, o G7 não é mais capaz de resolver os problemas econômicos mundiais [...]. O G20 é um reconhecimento quase aberto da multipolaridade e da incapacidade do Ocidente sozinho no sentido amplo, incluindo o Japão, é claro, para resolver os problemas econômicos e financeiros mundiais", acrescentou Lavrov.
Moscou foi suspensa do antigo G8 após a reunificação da Crimeia com a Rússia e a escalada da crise ucraniana, em 2014. Desde então, o Kremlin tem se concentrado em trabalhar em outros órgãos internacionais, como o G20.
O Clube Valdai de Discussões Internacionais é um think tank russo sediado em Moscou. Criado em 2004, busca avaliar de "forma qualificada e objetiva" as questões políticas e econômicas globais, de acordo com o site da organização.