Pensando que fossem linces, pois não era a primeira vez que os veria, Burgess pegou o celular e começou a filmar. Segundos depois, a progenitora apareceu, e só então Burgess percebeu que estava em apuros. Eram filhotes de onça-parda, que estava preparada para protegê-los.
Ao avistar Burgess, a onça-parda se escondeu nas árvores ao longo da trilha, como se estivesse esperando o melhor momento para atacar. Quando a hora do ataque chegou, a onça não perdeu tempo.
O que veio a seguir foram os seis minutos mais longos da vida de Burgess, descritos no Desert News.
O jovem de 26 anos fez tudo que pôde para afastar a mãe onça-parda. O rapaz sabia que não deveria dar as costas à felina e que deveria recuar lentamente. Kyle contou que toda vez que tirava os olhos da mãe onça, ou tentava se abaixar para pegar uma pedra, a felina ameaçava atacá-lo, sempre rosnando. O rapaz pedia para que a mãe impaciente voltasse para suas crias, mas parecia que nunca mais acabava.
No final, felizmente, conseguiu escapar sem nenhum arranhão.
Burgess está lidando com as reações ao vídeo do encontro assustador, que já se tornou viral. Na tarde de segunda-feira (12), o vídeo já tinha sido visualizado mais de 240 mil vezes, fazendo o celular do rapaz "explodir" de notificações.
Alguns espectadores o criticaram, outros o elogiaram por permanecer relativamente calmo e não fugir. Funcionários da Divisão de Recursos da Vida Selvagem de Utah (DWR, da sigla em inglês) só o elogiaram.
"Você fez muito bem", disse Scott Root, gerente de conservação da DWR para o centro de Utah, a Burgess na segunda-feira (12), onde se encontraram no início da trilha do Slate Canyon. "Você foi incrível."