A administração do presidente norte-americano Donald Trump notificou o Congresso do país sobre negociações para a venda de armamentos a Taiwan, em meio a tensões entre a ilha e a China, informa o portal Defense News.
Inicialmente divulgada pela Reuters, a notificação segue relatos de que o governo dos EUA busca negociar uma venda ainda maior de armas para Taiwan.
O movimento provavelmente vai gerar desconforto em Pequim, uma vez que a China considera Taiwan como seu território rebelde, sem descartar o uso da força para o recuperar.
A venda envolve o Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade (HIMARS) da companhia Lockheed Martin, o míssil de precisão SLAM-ER da Boeing, além de sensores externos para os caças F-16 de Taiwan.
Para além disso, nas últimas semanas, a administração Trump anunciou um acordo de venda de 66 caças F-16 para Taiwan, a realização de uma visita de alto nível da Secretaria de Estado dos EUA, e planos para um novo diálogo econômico com Taiwan focado em tecnologia, saúde, energia e outros setores.
De acordo com a agência, as notificações de vendas de outros itens militares, incluindo sofisticados drones e minas navais, ainda devem chegar ao Congresso.