Por que algumas pessoas são mais picadas por mosquitos que outras?

Devido à capacidade de mosquitos fêmeas de distinguir sabores no sangue, pesquisa mostra que algumas pessoas são mais propensas a picadas.
Sputnik

Mosquitos têm dois modos de alimentação. Em um se alimentam de néctar e em outro de sangue. No último modo, usam a língua que é parecida com uma seringa, usada para perfurar a pele.

Segundo uma pesquisa publicada pela revista Neuron, mosquitos sentem o sabor doce e salgado do sangue humano e sua intensidade varia de acordo com o organismo. Por este motivo, algumas pessoas são mais propensas a sofrer piscadas que outras.

Por que algumas pessoas são mais picadas por mosquitos que outras?

O estudo foi realizado com base nos mosquitos Aedes aegypti mediante os quais foi possível comprovar que o sabor do sangue se integra nas quantidades gustativas e nos subconjuntos de neurônios na língua do mosquito, que tem uma alta sensibilidade à glicose.

No experimento, pesquisadores modificaram genericamente mosquitos de tal forma que no lugar de sangue, os alimentaram com glicose, cloreto de sódio, bicarbonato de sódio e trifosfato de adenosina ou ATP.

"O ATP é um material misterioso especial que não tem sabor para humanos. Porém, deve ser incrivelmente interessante e motivador para os mosquitos", disse a pesquisadora Leslie Vosshall, em comunicado.

Mediante modificação, cientistas puderam iluminar os insetos com luz fluorescente. Isto permitiu ver quando ativada uma célula nervosa em particular e sua reação através da iluminação ao provar diferentes alimentos.

O experimento tinha como objetivo criar um medicamento para evitar que os mosquitos se alimentassem de sangue. Segundo os especialistas, se os mosquitos não puderem detectar o sabor do sangue, teoricamente, não poderiam transmitir doenças.

Mosquitos, que se alimentam de sangue, podem transmitir doenças como malária, dengue ou febre amarela.

Comentar