Murais de Ramsés III podem revelar características dos filisteus, diz especialista

Antigos murais do Templo de Ramsés III possibilitam a arqueólogos compreender mais sobre os filisteus, diz especialista na Bíblia.
Sputnik

Os filisteus foram um antigo povo que habitou a costa sul do que se conhecia como Canaã, tendo dominado o Oriente Médio entre o século XII a.C. e o ano 604 a.C. De acordo com a narrativa bíblica, os filisteus estavam em constante tumulto com os israelenses, levando a diversas guerras.

Ainda que existam poucos registros arqueológicos de como os filisteus eram, uma evidência sobre este povo pode ter sido encontrada no Egito.

Em uma entrevista ao tabloide Express, Tom Meyer, professor de estudos bíblicos do Colégio Bíblico Shasta e da Escola de Pós-Graduação da Califórnia, nos Estados Unidos, afirmou que "evidências arqueológicas desenterradas do Antigo Egito nos dão informações sobre como um dos maiores inimigos de Israel, os filisteus, se pareciam".

Em muros comissionados pelo faraó Ramsés III em seu templo mortuário, se demonstra a história de como invasão pelos povos do mar ao Egito foi repetida no começo do século XII.

Murais de Ramsés III podem revelar características dos filisteus, diz especialista

Numerosas teorias tentaram encontrar a identidade destes povos, levando a uma possível pista.

Nos murais do tempo se menciona um povo chamado peleset, que alguns especialistas consideram ser os filisteus. Para o pesquisador, este seria um dos povos do mar citados pelos egípcios.

"O outro lado da história é de que os povos do mar não buscavam invadir o Egito militarmente, mas foram forçados a emigrar de suas ilhas devido a uma catástrofe militar [...]", considera Meyer.

Além disso, conforme analisa o pesquisador, os murais também não revelam características como moeda, instrumentos, rebanhos, armamentos e outros detalhes dos filisteus e dos povos do mar.

Comentar