A raridade foi rebocada da base naval de Kaspiysk para Derbent em julho deste ano para ser exibida em um parque temático militar, que ainda será construído.
Antes disso, a aeronave esteve nas docas dos estaleiros do Cáspio por aproximadamente 30 anos. O "monstro do Cáspio" fazia parte de um programa militar soviético que desenvolvia aviões capazes de voar a muito baixa altitude para destruir porta-aviões.
Seu propósito principal era combater embarcações usando mísseis antinavio Moskit. A aeronave, devido à sua velocidade de até 500 quilômetros por hora e a não ser detectada pelos radares, poderia se aproximar dos porta-aviões a pouca distância para lançar mísseis com precisão.
O ecranoplano, de 73 metros de comprimento, 44 metros de envergadura, voava muito perto da superfície da água - quatro metros ou menos acima do nível do mar. O peso máximo de decolagem era de 380 toneladas.
A aeronave foi construída em 1987, tendo entrado em serviço em 1989. Seus mísseis supersônicos Moskit, mais rápidos que o míssil Harpoon da Marinha dos EUA, fizeram desta aeronave um adversário formidável.