Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 16 de outubro

Bom dia! A Sputnik Brasil acompanha as notícias mais relevantes desta sexta-feira (16), na qual o Irã prometeu revidar caso seu território volte a ser atingido por mísseis do conflito de Nagorno-Karabakh, o premiê da Tailândia se recusa a renunciar e Japão promete fazer "o que for necessário" para garantir Olimpíadas em 2021.
Sputnik

Estudo descarta hidroxicloroquina para tratamento da COVID-19

Nesta quinta-feira (15), a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um estudo no qual afirma a ineficácia de quatro remédios antivirais para o tratamento da COVID-19: hidroxicloroquina, remdesivir, interferon beta-1a e a combinação de lopinavir e ritonavir. O estudo foi realizado em mais de 30 países, em parceria com 405 hospitais e acompanhou o quadro de 11.266 pacientes. O Brasil registrou mais 734 mortes e 29.498 casos de COVID-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa. Ao todo, são 52.513 óbitos e 5.170.996 infectados pelo novo coronavírus no país.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 16 de outubro

STF determina afastamento de Chico Rodrigues após dinheiro na cueca

Nesta quinta-feira (15), o ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal determinou o afastamento do ex-vice-líder do governo Bolsonaro no Senado, Chico Rodrigues (DEM), do cargo por três meses. A decisão deve ser enviada ao Senado, que tem a prerrogativa de afastar o parlamentar do mandato. Em mensagem publicada em edição extra do Diário Oficial da União, o presidente Jair Bolsonaro afastou Rodrigues da vice-liderança do governo. A decisão foi tomada após o senador esconder R$ 30 mil entre as nádegas durante operação da Polícia Federal (PF) em sua residência, em Boa Vista. A operação sigilosa investiga o desvio de recursos de emendas parlamentares destinadas a combater a COVID-19.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 16 de outubro

Frio puxa alta nos casos de COVID-19 no Meio-Oeste dos EUA

Nesta quinta-feira (15), nove estados do Meio-Oeste norte-americano reportaram alta recorde no número de casos diários de COVID-19, conforme as temperaturas caem com a aproximação do inverno no Hemisfério Norte. Em algumas regiões, a taxa de ocupação de leitos de UTI se encontra em 90%, reportou a Reuters. Apesar dos números, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou durante evento de campanha que a pandemia, que já vitimou 217 mil norte-americanos, está perto de acabar.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 16 de outubro

Ex-ministro da Defesa do México é preso por agência de combate às drogas nos EUA

Nesta quinta-feira (15), o ex-ministro da Defesa do México, general Salvador Cienfuegos Zepeda, foi preso em Los Angeles a pedido da Agência de Combate às Drogas dos EUA (DEA, na sigla em inglês). Zepeda ocupou o cargo de ministro da Defesa entre 2005 e 2011, durante a presidência de Enrique Pena Nieto. No período, Zepeda desempenhava papel importante na chamada "guerra às drogas", que opõe as Forças Armadas mexicanas e cartéis do narcotráfico. O atual ministro das Relações Exteriores do México, Marcelo Ebrard, disse em sua conta no Twitter que o governo prestará assistência consular ao ex-ministro.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 16 de outubro

Irã promete responder caso mísseis do conflito de Karabakh voltem a atingir seu território

Nesta sexta-feira (16), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Saeed Khatibzadeh, disse que o Irã vai responder caso seu território seja novamente atingido por mísseis no contexto do conflito de Nagorno-Karabakh. Nesta quinta-feira (15), oito projéteis militares teriam atingido o território iraniano, em meio ao conflito entre a Armênia e o Azerbaijão. "O Irã não ficará indiferente se esses acidentes acontecerem novamente", alertou a conta oficial do governo de Teerã no Twitter.

Primeiro-ministro da Tailândia se recusa a renunciar em meio a protestos

Nesta sexta-feira (16), milhares de manifestantes violaram o estado de emergência imposto pelo governo tailandês e realizaram atos contra o primeiro-ministro Prayuth Chan-ocha. "Não vou renunciar", disse Prayuth antes de uma reunião do gabinete emergencial. Ex-comandante militar, Prayuth Chan-ocha liderou o golpe em 2014 e atualmente comanda o governo, não reconhecido pela oposição tailandesa. Nesta quinta-feira (15), o governo impôs o estado de emergência e proibiu reuniões de mais de quatro pessoas para reduzir a onda de protestos que já dura três meses. De acordo com o governo, os protestos são uma ameaça à economia e à segurança nacional tailandesa.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 16 de outubro

Japão fará 'o que for necessário' para garantir Olimpíadas em 2021, diz Suga

Nesta sexta-feira (16), o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, prometeu "fazer o que for necessário" para organizar as Olimpíadas de Tóquio de 2021. "Quero ter a certeza de que verei as Olimpíadas acontecendo no ano que vem", disse Suga, conforme reportou a agência Kyodo. O primeiro-ministro prometeu trabalhar com o Comitê Olímpico Internacional para garantir a realização dos jogos. Em setembro deste ano, Suga substituiu Shinzo Abe no cargo de primeiro-ministro e prometeu realizar os jogos antes das eleições gerais japonesas, previstas para o segundo semestre de 2021.

Comentar