Arqueólogos do Ministério da Cultura do Peru anunciaram na quinta-feira (15) que descobriram um novo geoglifo nas misteriosas Linhas de Nazca, Peru. Geoglifos são figuras de grandes dimensões, cuja percepção só é possível a partir do ar ou de um plano muito superior, é criado normalmente com rochas de cor diferente.
Um gatinho de 37 metros, uma nova figura descoberta entre os geoglifos de Nazca.
"A figura tem 37 metros de comprimento, vista horizontalmente e de acordo com seus traços estilísticos, data da era Paracas tardia. Ou seja, é anterior às famosas Linhas de Nazca, que datam de 100 a.C. a 200 a.C.", afirma o ministério em comunicado.
Os arqueólogos fizeram a descoberta desse gato com o corpo de perfil e a cabeça voltada para a frente por acaso. Ocorreu durante as obras de remodelação do miradouro natural, de onde os visitantes podem ver parte das gigantescas Linhas de Nazca, que em 1994 foram designadas patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
No meio das obras de remodelação que estão a ser realizados no miradouro natural, em pampas de Nasca, foi identificado um novo geoglifo figurativo, correspondente a um felino, desenhado numa das encostas desta colina.
"A figura mal era visível e estava prestes a desaparecer porque está localizada em uma encosta bastante íngreme e devido aos efeitos da erosão natural", acrescentou a equipe de arqueólogos.