"Um soldado chinês foi capturado pelo Exército indiano na área de Demchok em Ladakh. O Exército indiano está interrogando o soldado chinês. Uma identificação do ELP [Exército de Libertação Popular] também foi encontrada. Alguns documentos também foram recolhidos", segundo fontes do Exército.
O soldado do ELP, identificado como cabo Wang Yalong, que "pode ter entrado no território indiano acidentalmente", recebeu assistência médica, incluindo oxigênio, bem como comida e roupas quentes para proteção contra a altitude extrema e condições climáticas do local.
"Ele deve ser entregue ao Exército chinês de acordo com o protocolo estabelecido", afirmou.
Desde a guerra de 1962 entre China e Índia, ambos os países carecem de uma fronteira devidamente demarcada no Himalaia. Como consequência, a área tem sido frequentemente alvo de conflitos entre os militares de ambos os lados.
A Índia está atualmente envolvida em um conflito fronteiriço com dois países vizinhos – China e Nepal. Tanto a Índia como o Nepal reivindicam territórios de Kalapani e Lipulekh. Contudo, Nepal também reivindicou Limpiyadhura como seu próprio território ao publicar um novo mapa político.
Os exércitos indiano e chinês batalham em diferentes setores da região de Ladakh desde a última semana de abril, mas a situação ficou ainda mais tensa pelo confronto violento ocorrido em 15 de junho.
Conversações diplomáticas e militares estão atualmente sendo realizadas entre os dois lados para tentar que a situação seja controlada e acalmada.