Durante aproximação do planeta vizinho da Terra, a equipe ligou duas das três câmeras da sonda espacial e ativou vários sensores.
No início do vídeo, Vênus surge como "um pequeno disco no campo de visão da câmera" perto da nave espacial.
Já nas imagens seguintes, o planeta ocupa quase todo o campo de visão das câmeras durante a fase de aproximação mais de perto que ocorreu na quinta-feira (15) a uma distância de aproximadamente 10.720 quilômetros da superfície da Terra.
Trata-se do primeiro dos dois sobrevoos programados em torno de Vênus. "Lançada em 20 de outubro de 2018, a sonda precisa fazer nove sobrevoos assistidos por gravidade – um em volta da Terra, dois em Vênus e seis em Mercúrio antes de entrar em órbita em torno do planeta em 2025", escreve ESA.
"Aprender mais sobre Mercúrio vai lançar luz sobre a história de todo o Sistema Solar, ajudando-nos a entender melhor o nosso próprio lugar no espaço", disse em comunicado Johannes Benkhoff, cientista do projeto BepiColombo da ESA.
A missão recebeu esse nome em homenagem ao professor Giuseppe (Bepi) Colombo, matemático e engenheiro da Universidade de Pádua, Itália.