O novo lançador de mísseis do sistema de defesa antiaérea Bavar-373 foi revelado durante manobras aéreas conjuntas, exercícios de defesa antiaérea de grande escala que cobrem mais da metade do território do país, denominadas de Modafean Aseman Velayat 99, afirma o portal Defence Blog nesta sexta-feira (23).
Estiveram presentes unidades de defesa antiaérea do Exército e do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês).
O Irã afirma que o novo sistema Bavar-373 está no mesmo nível do sistema russo S-400.
De acordo com relatos da mídia, Bavar-373 é um sistema de mísseis terra-ar móvel de longo alcance lançado oficialmente em agosto de 2019. O Irã o descreve como um competidor face aos sistemas de mísseis S-300 e S-400.
A última versão do Bavar-373 parece ser baseada em um caminhão oito por oito com dois lançadores contêineres retangulares montados na parte traseira do veículo, contendo cada um, um míssil Sayyad-4.
A indústria de defesa iraniana conta que o Sayyad-4 tem um alcance de 300 quilômetros e pode atingir uma altitude de 27 quilômetros, tendo sido projetado para interceptar e destruir qualquer tipo de alvo aéreo, bem como mísseis balísticos.