A liderança alemã falou ao país em discurso televisionado neste sábado (24) e apontou o que o país europeu, em meio à segunda onda da COVID-19, ainda não chegou aos meses mais difíceis da pandemia. Outros países europeus, como França e Espanha, estão batendo recordes de casos em meio à atual fase da pandemia no continente.
"Estamos em uma fase muito séria da pandemia da COVID-19. O número de novos casos está em espiral crescente, dia após dia. A pandemia está se espalhando rapidamente de novo, ainda mais rápido do que no início, há mais de seis meses", disse Merkel.
A chanceler acrescentou que para a Alemanha "o verão relativamente relaxado acabou" e a forma como o país atravessará o inverno e chegará ao Natal dependerá das atitudes dos cidadãos. Merkel pediu aos alemães que evitem viagens, reuniões e atividades ao ar livre.
"Por favor, não viaje a menos que seja absolutamente necessário. Por favor, não comemore a menos que seja absolutamente necessário. Por favor, fique em casa, em sua própria cidade, sempre que possível", disse a chanceler na transmissão.
Neste sábado (24), a Alemanha confirmou 14.714 novos casos de COVID-19, registrando o maior aumento diário de casos desde a chegada da doença ao país. De acordo com os dados da Universidade Johns Hopkins, a Alemanha já registrou 426.110 casos do novo coronavírus e mais de 10 mil mortes causadas pela doença.