Apenas a Rússia e os EUA têm aviões desta classe. Embora o cenário da Terceira Guerra Mundial seja ficção científica, os militares sempre se preparam para o pior.
Salvar o comando
Ambos os lados preveem que o primeiro golpe no conflito terá como objetivo eliminar a liderança do inimigo para que não possa organizar resistência.
O objetivo principal dos "aviões do Juízo Final" é retirar as principais personalidades do Estado de áreas ameaçadas e lhes dar a capacidade de controlar as tropas a partir do ar.
Os caças e aviões de reabastecimento aéreo acompanharão os "aviões do Juízo Final" para garantir a estabilidade destes postos de comando. Uma táctica semelhante foi desenvolvida nos EUA ainda durante a Guerra Fria.
Substituição longamente esperada
Força Aeroespacial da Rússia tem quatro "aviões do Juízo Final" Il-80, construídos na base do avião comercial Il-86. Os motores potentes, meios de comunicação modernos e sistema de suporte à vida permitem permanecer no ar durante vários dias com reabastecimento aéreo.
A diferença entre este avião e o avião comercial Il-80 é seu grande compartimento superior na parte da frente da fuselagem, onde está localizado diverso equipamento eletrônico. Além disso, o Il-80 não tem janelas, para que os passageiros e tripulação não fiquem cegos devido a uma explosão nuclear próxima. A parte de trás tem uma antena para comunicação com submarinos.
A informação detalhada sobre os Il-80 é segredo de Estado. Sabe-se que a bordo há equipamento para controlo de todos os ramos e armas das Forças Armadas, salas de trabalho e descanso para os passageiros importantes e tanques adicionais de combustível.
O avião pode decolar de qualquer aeródromo civil ou militar, está equipado com meios de proteção contra armas de destruição em massa e pode funcionar autonomamente em caso de destruição do equipamento terrestre e de satélite dos sistemas de retransmissão, comunicação e navegação.
Contudo, os Il-80 já são usados pelos militares por mais de 15 anos e esgotaram uma grande parte de sua vida útil. Além disso, os Il-86 originais são aviões de médio curso, têm alcance de apenas 3.800 quilômetros. Por isso, justifica-se a escolha do avião Il-96-400M como base para o novo "avião do Juízo Final". O alcance deste avião é de cerca de 9.000 quilômetros com carga máxima.
'Hotéis voadores' nas Forças Armadas dos EUA
As Forças Armadas dos EUA têm quatro aviões E-4B Nightwatch (Ronda Noturna), construídos com base no avião Boeing 747. Cada um leva a bordo até 100 pessoas e pode estar no ar até uma semana com reabastecimento regular. Os E-4B estão protegidos das consequências de uma explosão nuclear e têm o equipamento eletrônico mais moderno.
Este avião é um tipo de hotel voador muito confortável, com cozinha, área de descanso, sala de reuniões, banheiros, sala de comunicação etc., o que permite um trabalho autônomo durante vários dias. As principais personalidades dos EUA escolhem frequentemente o E-4B em lugar do avião presidencial Air Force One para voos longos a outros países durante visitas oficiais.
Os aviões E-4B são mais velhos do que os Il-80 russos, tendo começado a ser usados nos anos 1970, mas são modernizados constantemente. O alcance do E-4B é de 11.000 quilômetros.
Além disso, os norte-americanos têm 16 aviões E-6, destinados a manter um sistema de reserva de comunicação com os submarinos nucleares estratégicos e a serem usados como postos de comando do Comando Estratégico dos Estados Unidos.
Em caso de guerra, estes aviões patrulharão a zona do Atlântico e do Pacífico, comunicando com os submarinos e "aviões do Juízo Final" E-4B.