Pescadores que navegavam próximo da província de Maluku, na Indonésia, ficaram surpresos depois de encontrar um tubarão albino bebê extremamente raro, com apenas um olho. A descoberta bizarra foi feita depois que os pescadores cortaram a barriga da mãe do tubarão bebê, relata o portal ZME Science.
"Infelizmente era uma tubarão fêmea que estava grávida e acabou sendo pega pela rede. Encontramos três bebês dentro do estômago, mas um deles parecia estranho, com apenas um olho. A cor também era estranha, como leite" afirmou um dos pescadores citado pela mídia.
Um tubarão albino bebê incrivelmente raro com apenas um olho foi encontrado por pescadores na Indonésia
O incidente foi relatado ao escritório marítimo local na Indonésia, onde os pescadores entregaram o tubarão bebê de aparência estranha que sofre de pelo menos duas doenças raras.
Uma é o albinismo, caracterizado pela falta de pigmento melanina. A outra é a ciclopia, deformidade congênita que faz com que o embrião forme apenas um olho ao invés de dois.
Em humanos, os bebês com ciclopia normalmente também não têm nariz e não se espera que sobrevivam mais do que algumas horas após o nascimento. Não há como prevenir a doença e atualmente não há cura.
Este não é o primeiro tubarão com ciclopia, mas a deformidade pode ter se tornado mais comum devido ao aumento da temperatura do mar, que já é 24% maior do que a taxa de aquecimento experimentada algumas décadas atrás.