O Programa de Pré-qualificação da ONU é o único programa global de garantia de qualidade de medicamentos que é coordenado pela OMS.
"RFPI enviou à OMS pedidos de procedimento acelerado de registro e pré-qualificação da Sputnik V, a primeira vacina registrada do mundo contra o coronavírus e desenvolvida na bem estudada plataforma de vetores de adenovírus humanos", relatou a entidade.
A organização avalia a qualidade, a segurança e a eficácia dos medicamentos. Se os requisitos e normas forem satisfatórios, o medicamento é adicionado à lista utilizada por organizações internacionais e países compradores para gestão da aquisição de medicamentos em massa.
Desta maneira, Rússia se tornou um dos primeiros países a solicitar à OMS a pré-qualificação da sua vacina contra o novo coronavírus.
"[...] Expressamos gratidão à OMS pela sua ativa cooperação e esperamos que o processo de pré-qualificação seja bem-sucedido em todas as etapas", disse Kirill Dmitriev, diretor-geral do RFPI.
Em um cenário atual pandêmico, um registro acelerado da vacina tornaria o medicamento acessível a todo o mundo em um prazo mais curto em comparação com procedimentos regulares.
Registrada no início de agosto, a vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, com financiamento do RFPI, tem despertado a atenção de diversos países.
Mais de 50 países do Oriente Médio, Ásia, América Latina, Europa e Comunidade dos Estados Independentes firmaram acordos de compra da vacina Sputnik V.