Ainda que o conceito em si mesmo tenha sido apresentado em 2018, nesta terça-feira (27) a companhia revelou pela primeira vez em detalhes as peculiaridades do avançado submarino.
Segundo explicou durante uma videoconferência o diretor de Marketing da Naval Group, Stephan Meunier, o submarino tem um design biomimético – ou seja, inspirado na natureza – e graças a motores especiais o SMX31 vai poder permanecer sob a água por até 40 dias.
Está previsto que o submarino tenha um deslocamento de aproximadamente 3.200 toneladas e que meça em torno de 80 metros de comprimento.
O submarino também será armado de acordo com as exigências atuais: seu armamento vai incluir mísseis de cruzeiro, torpedos F21, mísseis antinavio, assim como diferentes sistemas de drones.
O submarino somente vai necessitar de uma tripulação de 15 marinheiros. Segundo o executivo, o revolucionário design da embarcação vai mudar a vida de seus tripulantes e contar com desempenhos inalcançáveis hoje em dia.
Além disso, assegura Meunier, o SMX31 será um submarino silencioso, muito difícil de detectar. Tal como já está na moda, o navio vai contar com muitos sensores, monitorados por inteligência artificial, com o intuito de fornecer à tripulação toda a informação disponível.