Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 30 de outubro

Bom dia! A Sputnik Brasil está de olho nas notícias mais relevantes desta sexta-feira (30), marcada pelo recorde de novos casos de COVID-19 nos EUA, pela aprovação da venda de caças F-16 para os Emirados Árabes Unidos e por luto pela morte de brasileira em atentado em Nice.
Sputnik

Anvisa recebe pedido de avaliação da vacina russa contra COVID-19

Nesta quinta-feira (29), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acusou o recebimento de "documentos prévios que tratam da vacina Sputnik V contra a COVID-19". A Anvisa precisa emitir autorização para que o imunizante russo possa ser testado no Brasil. Os estados do Paraná e Bahia já expressaram interesse em participar dos testes. Nas últimas 24 horas, o Brasil confirmou mais 553 mortes e 26.647 casos de COVID-19, informou consórcio entre secretarias estaduais de saúde e veículos de imprensa. Ao todo, o Brasil registra 159.033 óbitos e 5.496.402 casos da doença.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 30 de outubro

Com 91 mil casos de COVID-19 em 24 horas, EUA registram pior boletim diário da história

Nesta quinta-feira (29), os EUA registaram 91.290 novos casos de COVID-19 em apenas 24 horas, informou a Universidade Johns Hopkins (EUA), sendo este o maior número registrado desde o início da pandemia. O epidemiologista norte-americano Anthony Fauci disse que o país se encontra em "trajetória muito difícil": "Estamos indo na direção errada." A alta ocorre a poucos dias das eleições presidenciais norte-americanas, previstas para o dia 3 de novembro.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 30 de outubro

Brasileira está entre as vítimas mortais de atentado de Nice, diz MRE

Nesta quinta-feira (29), o Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou que brasileira está entre as vítimas de atentado na cidade francesa de Nice. Simone Barreto Silva, de 44 anos, nascida em Salvador (BA), chegou a se abrigar em restaurante, mas não resistiu aos ferimentos. Ela deixa três filhos. O chefe da procuradoria francesa antiterrorismo, Jean-François Ricard, confirmou que o agressor portava documentos da Cruz Vermelha italiana em nome de cidadão tunisiano nascido em 1999. O jovem foi baleado pela polícia no momento do ataque e encontra-se hospitalizado.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 30 de outubro

EUA aprovam venda de 50 caças F-16 para Emirados Árabes Unidos

Nesta quinta-feira (29), informe da administração Trump ao Congresso dos EUA confirmou a aprovação da venda de 50 caças F-16 aos Emirados Árabes Unidos (EAU), como compensação pela assinatura de acordo de normalização de relações diplomáticas com Israel. Com a compra estimada em US$ 10 bilhões (cerca de R$ 57 bilhões), os EAU teriam frota equivalente à de Tel Aviv. Nesta semana, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, indicou que não se oporia à venda, apesar de preocupações sobre a manutenção da superioridade militar de Israel na região.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 30 de outubro

Países da UE receberão vacina contra COVID-19 simultaneamente

Todos os países da União Europeia (UE) receberão vacina contra COVID-19 simultaneamente, declarou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. "A prioridade é garantir a distribuição justa da vacina", disse. O bloco também vai financiar o translado de pacientes com COVID-19 entre seus países-membros, para garantir que os sistemas de saúde dos países não fiquem sobrecarregados. As medidas conjuntas para o combate à COVID-19 na UE vêm após críticas pela falta de cooperação entre os países do bloco durante a primeira onda de infecções pelo novo coronavírus na Europa.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 30 de outubro

Corredor humanitário permite translado de baixas e cidadãos entre Armênia e Azerbaijão

Nesta quinta-feira (29), foi estabelecido corredor humanitário entre Armênia e Azerbaijão para o translado de corpos e cidadãos entre os países envolvidos em conflito militar pela região contestada de Nagorno-Karabakh. De acordo com o conselheiro do presidente do Azerbaijão, Khikmet Gadzhiev, o corredor foi estabelecido graças a esforços pessoais do ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu. "Eu gostaria de enfatizar precisamente o papel do ministro da Defesa da Rússia. Nesse contexto humanitário, [...] ele usou sua influência e seus contatos no Ministério da Defesa da Armênia para estabelecer esse corredor", revelou Gadzhiev à Sputnik.

Comentar