Um distrito da província chinesa de Shandong informou neste sábado (31) que pacotes de carne de porco congelada importada do Brasil testaram positivo para o coronavírus.
As informações são da Reuters.
Em julho, a China havia suspendido temporariamente as importações de carne suína de dois frigoríficos localizados no Brasil, da JBS e da BRF, ambos no Rio Grande do Sul.
A reportagem deste sábado (31) afirma que governo local determinou que moradores do distrito de Wendeng, na cidade de Weihai, e que podem ter entrado em contato com a carne suína, devem informar às autoridades.
A ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) publicou uma nota poucas horas depois rebatendo as acusações.
Segundo a ABPA, a COVID-19 encontrada pelos chineses estaria na embalagem do produto, podendo ter ocorrido a contaminação durante as etapas de transporte dos lotes.
"As informações divulgadas até aqui destacam que os traços de COVID-19 eventualmente encontrados estavam na embalagem do produto, o que indica que a contaminação deve ter ocorrido fora da unidade produtora –por exemplo, em uma das várias etapas de transporte até a chegada ao destino", disse em nota.
A entidade destacou ainda que está em contato com as autoridades brasileiras para apoiar no levantamento de informações.
Vale lembrar que não há evidências de contaminação do vírus a partir do consumo de alimentos.