Os "olhos" brilhantes da "abóbora" são os núcleos brilhantes repletos de estrelas de cada galáxia, que possuem buracos negros supermassivos.
"Neste caso, 'grande' é eufemismo, pois as duas galáxias se estendem por 100.000 anos-luz [...] Os 'olhos' brilhantes da 'abóbora' são os núcleos brilhantes repletos de estrelas de cada galáxia que possuem buracos negros supermassivos", comunicou a NASA.
As galáxias, catalogadas como NGC 2292 e NGC 2293, estão localizadas a aproximadamente 120 milhões de anos-luz da Terra, na constelação do Cão Maior.
A imagem divulgada pela NASA mostra o que parece ser uma decoração de Halloween escondida em um canto do céu repleto de estrelas. A cor da abóbora coincide com o brilho das estrelas vermelhas envelhecidas nas duas galáxias, que possuem apenas uma pequena estrutura em espiral.
Já o sorriso é de tonalidade azul devido aos aglomerados de estrelas recém-nascidas, distribuídas como pérolas em um colar, enquanto que os olhos brilhantes são concentrações de estrelas ao redor dos buracos negros supermassivos.
A dispersão das estrelas azuis no primeiro plano faz parecer que a "abóbora" se tornou brilhante para uma festa de Halloween.
A NGC 2292 e NGC 2293 estão em processo de colisão "em câmera lenta", contudo elas podem formar uma galáxia espiral gigante.