A NGC 246 é também conhecida como a primeira nebulosa planetária com um triplo sistema de estrelas no seu centro. Duas das estrelas orbitam em torno uma da outra, enquanto a estrela mais exterior orbita as duas.
A imagem foi obtida pelo Very Large Telescope (VLT) no Chile, que capta a luz emitida em faixas estreitas de comprimentos de onda, as quais são associadas ao hidrogênio e ao oxigênio.
Estas observações da radiação emitida por determinados elementos ajudam os cientistas a compreender as composições químicas e estruturais dos objetos espaciais.
De acordo com o ESO, a NGC 246 ou Nebulosa da Caveira, está localizada a aproximadamente 1.600 anos-luz de distância da Terra, na constelação da Baleia.
Ela foi formada quando uma estrela com uma tipologia semelhante ao nosso Sol chegou ao final da sua vida e expeliu suas camadas exteriores, revelando seu núcleo, ou seja, se transformou em uma anã branca.
Em 2014, os cientistas descobriram que a anã branca, a qual é uma das duas estrelas que podem ser identificadas no centro da imagem pelos pontos brancos, está ocultando outro astro, uma anã vermelha, localizada a uma distância aproximadamente 500 vezes superior à que existe entre a Terra e o Sol.
Na Nebulosa da Caveira, as partes azuis representam concentrações de oxigênio e as vermelhas, de hidrogênio.