De acordo com o que publicou a polícia local de Viena, diversas pessoas ficaram seriamente feridas, incluindo um policial. Ao menos seis ataques foram realizados na região e um dos envolvidos foi morto pela polícia. Os perpetradores dos ataques utilizaram rifles.
Confirmado no momento: às 20h00 [16h00 no horário de Brasília] diversos tiros disparados, começando em Seitenstettengasse. Diversos suspeitos armados com rifles. Seis diferentes locais com tiroteios. Uma pessoa morta e diversas feridas (um policial incluído). Um suspeito foi morto por policiais.
Mais cedo, o site austríaco Kronen Zeitung afirmou que um dos homens envolvidos no ataque teria detonado explosivos amarrados no próprio corpo, mas a informação não foi confirmada. Um porta-voz do Ministério do Interior austríaco alegou que não podia negar, nem confirmar a informação.
O ministro do Interior da Áustria, Karl Nehammer, classificou o incidente como um "ataque terrorista". "No momento, posso confirmar que vemos [o tiroteio] como um óbvio ataque terrorista", disse Nehammer à TV ORF 1, nesta segunda-feira (2).
A polícia de Viena confirmou anteriormente nas redes sociais as notícias sobre o tiroteio confirmando previamente que havia mais de uma pessoa ferida. Um portal de mídia local chegou a relatar diversas mortes, mas a informação também não foi confirmada.
Disparos realizados no distrito da região central - há pessoas feridas. FIQUE LONGE de todos os locais públicos e do transporte público. Não compartilhe vídeos e fotos!
A polícia de Viena caracterizou a ação como uma "grande operação em curso" na região central da capital.
Há uma grande operação em curso no 1º distrito de Viena (região central da cidade). Agentes estão no local checando a situação. Manteremos vocês informados sobre o assunto.
A polícia local ainda pediu que vídeos e fotos do incidente não fossem publicados nas redes sociais e disponibilizou um link específico para envio de imagens que possam ser úteis. Segundo a polícia, as imagens nas redes sociais poderiam atrapalhar a operação. Apesar disso, diversas postagens no Twitter incluem vídeos que supostamente mostram a troca de tiros na região.