Numerosos especialistas visitam anualmente a catedral, localizada no noroeste da Espanha, contudo, ninguém havia notado até hoje o curioso elemento arquitetônico, escondido em uma das inúmeras colunas do templo medieval, passando despercebido por nove séculos.
O elemento, na verdade, é um autorretrato de um dos pedreiros da catedral: uma figura masculina esculpida na parte superior de uma das colunas no início do século XII e que, 900 anos depois, foi descoberta por uma historiadora de arte da Universidade britânica de Warwick.
Uma selfie feita em pedra: retrato escondido por pedreiro irreverente é encontrado na Espanha após 900 anos.
A historiadora Jennifer Alexander descobriu a curiosa "selfie de pedra" enquanto examinava a catedral para um projeto financiado pelo governo regional da Galiza, segundo o The Guardian.
A figura de granito, de aproximadamente 30 centímetros de altura, representa um homem sorrindo no topo da coluna, a aproximadamente 13 metros do solo. Devido à sua localização, a historiadora sugere que o autor do ornamento não queria que fosse descoberto.
"Você encontra isto em edifícios medievais", disse a dra. Jennifer. "Eles geralmente estão em cantos escuros, onde apenas outro pedreiro os encontraria [...] É uma conexão encantadora entre nós e a pessoa que a esculpiu. É quase como se tivesse sido esculpida especialmente para que víssemos as pessoas que trabalharam no edifício. É claro, este pedreiro provavelmente não tinha ideia de que teria que esperar tanto tempo para ser visto", concluiu.