O tiroteio em Viena na noite de segunda-feira (2) deixou quatro pessoas mortas e mais de 20 feridas, além de um agressor que foi morto pela polícia durante a operação especial.
A organização terrorista Daesh teria assumido a responsabilidade pelo ataque em Viena, informou a Reuters, citando uma declaração do grupo no Telegram.
No início desta terça-feira (3), o ministro do Interior austríaco, Karl Nehammer, revelou a identidade do agressor que foi morto pela polícia. Identificado como Kujtim Fejzulai, o atirador tinha raízes na nação balcânica da Macedônia do Norte e tinha uma condenação anterior sob uma lei que pune a participação em organizações terroristas, disse o ministro.
Em 2019, ele foi condenado a 22 meses de prisão por ter tentado viajar para a Síria para ingressar no grupo terrorista Daesh, mas foi libertado antecipadamente em dezembro.
De acordo com a polícia, pelo menos 14 pessoas foram presas na Áustria após batidas em 18 propriedades em operação especial de busca contra os responsáveis pelos ataques em Viena.