O gênero Cambaytherium, ancestral distante da ordem dos perissodáctilos - que inclui os cavalos, tapires e rinocerontes - evoluiu no subcontinente indiano há 66-56 milhões de anos, afirmam os autores de um estudo publicado nesta sexta-feira (6) pela revista Journal of Vertebrate Paleontology.
Restos destes animais foram encontrados pela primeira vez em 2005 na Índia. Desde então, cientistas encontraram 350 novos fósseis que permitiram reunir um esqueleto quase completo destes mamíferos.
Os pesquisadores conseguiram identificar três espécies pertencentes ao gênero. Se tratam da C. gracilis, C. thewissi" e C. marinus, cujo peso é estimado em 10, 23 e 99 quilos, respectivamente.
Todas elas tinham traços comuns com os perissodáctilos modernos, sendo estes últimos mais próximos dos Cambaytherium em diversas características. Estes animais podiam correr pelos campos, mas sua velocidade era moderada.
Cambaytherium foi um animal mamífero parecido com os cavalos, que viveu há 55 milhões de anos, durante o Eoceno. Tinha aproximadamente o tamanho de um porco.
A combinação de adaptações primitivas e avançadas faz com que os cientistas acreditem que os Cambaytherium são próximos das origens do perissodáctilos.
O autor principal do estudo e professor emérito na Universidade Johns Hopkins, Ken Rose, opina que a descoberta de fósseis de Cambaytherium na região corrobora uma hipótese segundo a qual os perissodáctilos evoluíram na Índia quando ela era ainda uma ilha "à deriva" no oceano até atingir sua localização atual.
"A aparição dos Cambaytherium na Índia em um momento [...] próximo ou talvez anterior à sua colisão com a Ásia indica que a Índia e partes próximas do Sudoeste Asiático representaram um papel importante na origem e/ou na diversificação precoce dos perissodáctilos", salientam os autores.
Quanto ao local de onde este gênero ou seus antepassados chegaram ao subcontinente indiano, os cientistas indicam que podem ter vindo da África, península Arábica ou Sudoeste Asiático. Contudo, tanto a origem desses animais, como a rota que seguiram para chegar à Índia, continuam "incertos".
"As ordens modernas Artiodactyla, Perissodactyla e Primatas apareceram abruptamente no começo do Eoceno há aproximadamente 56 milhões de anos em todo o Hemisfério Norte, porém sua origem geográfica continua um mistério", indica Ken Rose em um comunicado do grupo editorial Taylor&Francis Group.