O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, declarou neste domingo (8) que o Exército de seu país tomou o controle da cidade de Shusha, que tem grande importância estratégica já que está localizada a somente 11 quilômetros da capital da região disputada por Baku e Erevan.
"A data de 8 de novembro vai entrar para a história de nosso país para sempre. As Forças Armadas [do Azerbaijão] tomaram o controle de Shusha", afirmou em uma emissão transmitida pelo canal AzTV.
O mandatário disse que a cidade "esteve sob ocupação durante 28 anos". "Conseguimos esta vitória no campo de batalha, não na mesa de negociações. As negociações foram insensatas", agregou.
Por sua parte, o ministro da Defesa da Armênia desmentiu a declaração de Aliev e salientou que a batalha pela cidade continua.
Em seu discurso, o mandatário azeri recordou que seu Exército recuperou desde o fim de setembro mais de 200 localidades que estavam ocupadas pelas forças armênias em Nagorno-Karabakh e distritos adjacentes.
A região é foco de conflito entre Erevan e Baku desde que esse território, de população majoritariamente armênia, decidiu se separar em 1988 da então República Socialista Soviética do Azerbaijão.
Baku, que perdeu o controle de Nagorno-Karabakh e sete distritos adjacentes como resultado da guerra, busca recuperar sua integridade territorial, enquanto a Armênia defende os interesses da autoproclamada república de Nagorno-Karabakh.