A declaração foi divulgada pelo porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (9).
"O secretário-geral parabeniza o povo norte-americano por um exercício vibrante de democracia nas eleições de seu país na semana passada", disse Dujarric. "Ele [Guterres] parabeniza o presidente eleito e a vice-presidente eleita e reafirma que a parceria entre os Estados Unidos e a ONU é um pilar essencial da cooperação internacional necessária para enfrentar os dramáticos desafios que o mundo enfrenta hoje", acrescentou.
Dujarric disse ainda que o chefe da ONU não falou diretamente com Biden e ainda não agendou um horário para falar com democrata.
"O secretário-geral fica sempre satisfeito quando uma mulher líder quebra outra barreira", disse também Dujarric referindo-se a Harris, a primeira mulher negra a conquistar a vice-presidência nos EUA.
Quando solicitado a comentar as alegações do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre fraude eleitoral, Dujarric respondeu que a ONU têm plena confiança nas instituições norte-americanas para que o processo legal seja concluído.
Em 3 de novembro, os EUA realizaram suas eleições presidenciais e gerais. A mídia norte-americana projetou que Biden é o vencedor da eleição presidencial. Biden afirmou que é o vencedor, mas também o fez o presidente Donald Trump, que disse que a eleição foi fraudada. Trump contestou os resultados da eleição na Justiça e prometeu levar o caso à Suprema Corte.