Depois de Esper, mais 3 altos responsáveis saem da administração Trump

Em meio aos resultados ainda não confirmados das eleições presidenciais dos EUA, que ofereceram vitória a Joe Biden, o ainda presidente norte-americano está vendo mudanças profundas no Pentágono.
Sputnik

Três altos responsáveis do Pentágono apresentaram sua demissão na terça-feira (10), relatou a mídia norte-americana, um dia após o presidente Donald Trump informar sobre a demissão de Mark Esper, secretário de Defesa dos EUA.

"Hoje, o subsecretário interino de Defesa para Políticas, dr. James Anderson, o subsecretário de Defesa para Inteligência e Segurança, Joseph Kernan, e o chefe de gabinete do secretário de Defesa, Jen Stewart, apresentaram cartas de demissão", disse um comunicado do Departamento de Estado.

O jornal Politico noticiou primeiro a renúncia de Anderson devido a desacordos com a Casa Branca, enquanto a revista Foreign Policy foi a primeira a revelar as saídas de Kernan e Stewart.

Anthony Tata, veterano do Exército dos EUA, tomou o lugar de subsecretário de Defesa para Políticas. Ezra Cohen-Watnick, que entrou na administração Trump como assessor de Michael Flynn, conselheiro de Segurança Nacional, será o novo subsecretário interino de Defesa da Inteligência. Já Kash Patel servirá como secretário de defesa interino sob Joseph Kernan, um vice-almirante aposentado da Marinha norte-americana.

Além disso, é esperado que Trump demita Christopher Wray, o diretor do Departamento Federal de Investigação (FBI, na sigla em inglês) e Gina Haspel, diretora da Agência de Inteligência dos EUA (CIA, na sigla em inglês).

Democratas tem criticado as demissões dos altos responsáveis, considerando que ao invés de servir o país, as mudanças têm o objetivo de assegurar lealdade pessoal a Trump, que vem desafiando os resultados ainda não finais das eleições presidenciais dos EUA a favor de Joe Biden.

Comentar