Na ocasião, a agência Sputnik Brasil venceu o concurso com o artigo da jornalista Ana Livia Esteves sobre a parceria entre o Brasil e a Rússia no setor de gás e petróleo "Encontro da terra e mar: como Rússia e Brasil podem virar parceiros no setor de petróleo e gás?".
O concurso MediaTEK é realizado desde o ano de 2015 e conta com a participação de meios de comunicação federais e regionais, jornalistas, assim como departamentos de comunicação social de companhias do setor de combustíveis e energia e administrações regionais da Rússia.
O principal objetivo do concurso é estimular o crescimento do profissionalismo das companhias energéticas no campo da divulgação à sociedade de suas atividades, transmitir à população informações sobre os projetos de desenvolvimento do setor, estimular projetos ligados à popularização das profissões do complexo energético e elevar a significância do papel dos trabalhadores da área.
Os vencedores são determinados com base na avaliação de especialistas segundo critérios indicados pelo próprio concurso.
O conselho de especialistas do MediaTEK é encabeçado por Dmitry Peskov, porta-voz do presidente da Rússia e vice-diretor da Administração do Presidente da Rússia.
No conselho também participam dirigentes dos maiores meios federais de comunicação empresarial russos, dos departamentos de jornalismo das instituições de ensino superior russas e representantes de órgãos do poder público, entre eles o diretor-geral da agência Rossiya Segodnya (à qual pertence a Sputnik), Dmitry Kiselev, e a editora-chefe das agências RT e Sputnik, Margarita Simonyan.
A cerimônia de premiação dos vencedores ocorrerá em dezembro deste ano, enquanto a data do evento e seu formato de execução serão comunicados mais tarde devido à situação da pandemia de coronavírus.
A Sputnik é uma das maiores agências de notícias internacionais, reunindo portais de multimídia na Internet em 33 idiomas e emissoras de rádio analógicas e digitais em mais de 80 cidades no mundo. Os feeds da Sputnik fornecem diariamente informações às principais edições internacionais por todo o mundo em inglês, árabe, espanhol, chinês e farsi. A audiência dos recursos informacionais da Sputnik conta com mais de 80 milhões de usuários por mês, o número de seguidores das contas da Sputnik nas redes sociais excede 20 milhões. Nos 24 centros editoriais, de Pequim a Montevidéu, trabalham mais de mil pessoas de dezenas de nacionalidades. A Sputnik é parte do grupo de mídia Rossiya Segodnya (Rússia Hoje) e seu escritório central situa-se em Moscou.