Conforme publicou o portal G1, o pedido de adiamento das eleições em Macapá foi feito na quarta-feira (11) pelo TRE-AP, que apontou que o adiamento do pleito deve ser mantido até que haja "o restabelecimento regular da energia elétrica" na capital do estado.
O Amapá foi atingido por um apagão na terça-feira (3) após um incêndio em uma subestação de energia, deixando 13 dos 16 municípios do estado sem energia elétrica. Como consequência, o estado enfrentou uma crise de abastecimento de diversas áreas, incluindo água e alimentos. A eletricidade começou a voltar em alguns municípios a partir do sábado (7).
A decisão de Barroso irá ao plenário do TSE nesta quinta-feira (12). As eleições municipais estão marcadas para acontecer em todo o país no domingo (15). O segundo turno das eleições está marcado para o dia 29 de novembro.
A medida não aponta uma data prévia para a realização das eleições no município e pede que sejam retiradas as urnas eletrônicas da cidade para "prevenir que entrem em funcionamento".