O pedido foi feito nesta sexta-feira (13) em um comunicado conjunto, emitido pelo Ministério das Relações Exteriores alemão.
"Apelamos à Rússia e aos separatistas para reabrir todos os pontos de passagem existentes na linha de contato na região de Donetsk sem demora. Milhares de pessoas que precisam se consultar com médicos, receber aposentadoria ou visitar parentes estão atualmente proibidas de cruzar a linha de contato. O conflito não pode continuar a ser feito às custas da população, as divisões não devem aumentar", diz o comunicado.
Berlim e Paris fazem apelo para reabertura de passagens na região de Donbass
© Sputnik / Stringer
/ Os ministérios alemão e francês expressaram que apesar de um acordo no Grupo de Contato Trilateral, as forças de Donbass não cumpriram suas obrigações de permitir a abertura dos pontos de passagem em Zolote e Schastya em 10 de novembro, conforme combinado.
"Pedimos à Rússia para usar sua influência para garantir que esses acordos sejam implementados. Como membro do Grupo de Contato Trilateral, a Rússia também está em negociações diretas com a Ucrânia e tem uma parte da responsabilidade pela implementação bem-sucedida das conclusões da Cúpula de Paris", conclui o comunicado conjunto.