As aeronaves realizam o monitoramento aéreo, além de entregarem materiais, equipamentos e transportarem o contingente para áreas de difícil acesso, informou o Ministério da Defesa russo.
O comboio militar russo contou com veículos blindados de transporte de pessoal, veículos motorizados e equipamentos de apoio logístico entregues por aviões Il-76 e An-124. A força de paz controlará o cessar-fogo e as operações militares em Nagorno-Karabakh.
A polícia militar russa garante a segurança de todas as vias percorridas pelos comboios militares na região.
Na última segunda-feira (9), os líderes da Rússia, Armênia e Azerbaijão emitiram uma declaração conjunta sobre o fim das hostilidades em Nagorno-Karabakh, que teve início no dia 10 de novembro.
Como parte do acordo, a Rússia enviou forças de paz para se posicionarem ao longo da linha de separação entre as partes beligerantes e no corredor de Lachin.
Ao todo, as forças de paz russas contam com 1.960 militares, 90 veículos blindados e 380 equipamentos técnicos, inicialmente por um período de cinco anos.
As forças de paz exercerão o controle sobre o chamado corredor de Lachin, uma faixa de cinco quilômetros de largura que liga Nagorno-Karabakh à Armênia. Esta última, por sua vez, está empenhada em garantir a segurança dos transportes entre a autonomia de Nakichevan (exclave azeri entre a Armênia, o Irã e a Turquia) e as áreas do oeste do Azerbaijão.