Segundo os dados do consórcio de veículos de imprensa, que compila informações das secretarias estaduais de Saúde, a média móvel de mortes diárias no país chegou a 490 na última semana, subindo 34% em relação à média de 14 dias atrás. O resultado aponta uma tendência de alta nas mortes por COVID-19 no país.
Já os números de casos registrados da doença chegaram a 5.876.740 com mais 16.150 casos confirmados nesta segunda-feira (16). A média móvel de casos diários na semana foi de 28.711 casos, uma variação positiva de 59% em relação às duas últimas semanas. A tendência é de alta.
A alta na média móvel de mortes por estado foi registrada em 16 estados, além do Distrito Federal. Apenas Amazonas, Alagoas, Piauí e Sergipe registraram tendência de queda nas mortes. Já os estados com estabilidade na média diária de óbitos são Rio de Janeiro, Pará, Bahia, Ceará, Maranhão e Paraíba.
Segundo os dados da Universidade Johns Hopkins, o Brasil é o segundo país com mais mortes causadas pela COVID-19, atrás apenas dos Estados Unidos, que registram mais de 11 milhões de casos da doença e passam de 247 mil mortes pelo novo coronavírus.