Congresso do Peru não alcança consenso para eleger novo presidente

Após a votação da única lista apresentada pelos membros da Mesa Diretiva, o Congresso peruano não alcançou consenso.
Sputnik

Através de sua conta oficial no Twitter, o Congresso do Peru informou sobre o andamento do processo.

​O resultado da primeira votação foi 42 votos a favor [da lista de candidatos da Mesa Diretiva], 52 contra e 25 abstenções. A sessão do Plenário Virtual foi suspensa e se convocou a Junta de Porta-Vozes.

Neste domingo (15), Manuel Merino renunciou à presidência após atos violentos registrados em protestos contra seu governo, que assumiu em 9 de novembro após a destituição pelo parlamento do mandatário Martín Vizcarra, por acusações de delito de corrupção.

Congresso do Peru não alcança consenso para eleger novo presidente

Neste panorama e segundo as leis peruanas, as bancadas do Congresso devem apresentar listas para eleger os ministros da Mesa Diretiva.

A Mesa Diretiva inclui o presidente do Legislativo e três vice-presidentes; as bancadas do parlamento apresentaram somente uma lista que não conseguiu os votos necessários para ser eleita: 66 votos em um parlamento de 130 deputados.

Na atual situação, o congressista de entre os membros da Mesa que se candidate à presidência do parlamento assumiria a presidência da República caso ganhe, enquanto o primeiro vice-ministro assumiria a presidência do Congresso.

Devido à impossibilidade de chegar a um consenso, nesta segunda-feira (16) serão votadas novas listas.

Comentar