Alunos do Instituto de Tecnologia de Rochester (RIT, na sigla em inglês), EUA, encontraram um texto perdido em folhas de manuscrito do século XV usando um sistema de imagem que eles próprios desenvolveram. Usando fluorescência ultravioleta, os estudantes descobriram que uma folha de um texto medieval mantido na biblioteca Cary Graphic Arts Collection, da RIT, era, na verdade um palimpsesto, um manuscrito em pergaminho com várias camadas de escrita.
Alunos descobrem texto oculto do século XV em manuscritos medievais
"Usando nosso sistema, pegamos emprestados vários pergaminhos da coleção aqui no RIT e quando colocamos um deles sob a luz ultravioleta, ele mostrou uma incrível letra cursiva francesa escura por baixo [...] Isso foi incrível porque este documento está na Coleção Cary há cerca de uma década e ninguém percebeu", comenta Zoe LaLena, que trabalhou no projeto, citada pelo portal Phys.org.
Na época em que o manuscrito foi escrito, fazer pergaminho era caro, então as folhas eram regularmente raspadas ou apagadas e reutilizadas. Embora o texto apagado seja invisível a olho nu, o uso de outras áreas do espectro de luz pode iluminar a assinatura química da escrita inicial e remover o texto visível.
Steven Galbraith, curador da biblioteca da RIT afirmou que ficou empolgado ao descobrir que a folha do manuscrito era um palimpsesto porque folhas semelhantes foram estudadas extensivamente por acadêmicos em todo o país, mas nunca testadas com luz ultravioleta.
"Os alunos forneceram informações incrivelmente importantes sobre folhas de manuscrito aqui na coleção e, de certa forma, descobriram textos que não sabíamos que estavam na coleção [...] Agora temos que descobrir o que são esses textos e esse é o poder da imagem espectral em instituições culturais", disse Galbraith.
O manuscrito será examinado por historiadores que determinarão o significado do texto agora revelado.