No sábado (21), foram acionados geradores termoelétricos no estado com capacidade de geração de até 45 megawatts. A expectativa é de que o fornecimento de energia elétrica seja normalizado a partir do dia 26 deste mês. Os geradores foram ligados durante visita do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que na oportunidade esteve pela primeira vez no estado desde o início da crise energética.
Conforme publicou o portal G1, a madrugada deste domingo (22) foi de calor capital do estado e o rodízio estabelecido de fornecimento de energia a cada três horas não cumpriu o cronograma.
Foram 47 geradores instalados na cidade de Santana, vizinha a Macapá. Ainda segundo a publicação, o Ministério de Minas e Energia afirma que apenas 20 megawatts foram acionados no sábado (21), sendo que o restante da capacidade dos geradores seria acionada ainda hoje. Apesar disso, não há garantias de que será o suficiente para atender a demanda da região.
O retorno da energia elétrica em todo o estado é esperado para ocorrer apenas na quinta-feira (26), após a instalação de um transformador novo na principal subestação do estado.
A falta de energia elétrica tem gerado protestos nas ruas do estado e causado prejuízos financeiros aos moradores, que sofrem com problemas de abastecimento, privação de sono e de serviços básicos como o fornecimento de água. Ainda segundo o G1, a polícia local aponta que houve ao menos 120 protestos no estado desde o início da crise, no dia 3 de novembro.