Nesta segunda-feira (23), o canal estatal etíope Fana divulgou a destruição do aeroporto regional pelas forças rebeldes presentes no norte do território da Etiópia.
O aeroporto funcionava 24 horas por dia e era muito popular entre turistas que viajavam a esta cidade do norte da Etiópia para ver obeliscos, sepulturas reais e outros vestígios do Reino de Axum que datam dos séculos I a XIII.
A cidade de Axum está sob controle das forças governamentais que avançam em direção a capital de Tigré, Mekelle, e deram aos insurgentes um prazo de 72 horas para se renderem.
O governo federal tem levado suas forças cada vez mais para o interior da região de Tigré, que está, de fato, sob controle da TPLF, descrita pelas autoridades etíopes como "junta militar".
Em 4 de novembro, as autoridades da Etiópia lançaram uma operação militar nesta região após o governo acusar a TPLF de atacar bases do Exército federal. Contudo, os rebeldes afirmam que se trata de um pretexto de Adis Abeba para uma intervenção militar.