'Ultrassom de pesadelo' revela vermes parasitas dentro do estômago de homem (FOTO)

O ultrassom de um homem capturou alguns habitantes indesejados – uma bola de vermes parasitas se mexendo no estômago, segundo novo relatório.
Sputnik

O homem de 20 anos de idade, de Nova Deli, foi ao serviço de emergência depois de ter tido dor abdominal, diarreia e vómito durante um dia, como foi publicado no sábado (21) em The New England Journal of Medicine. Antes o homem era saudável e não apresentava nenhumas condições médicas.

Análises do sangue mostraram nível elevado de glóbulos brancos, o que pode indicar uma infeção. Ele também tinha nível elevado de hemoglobina, uma proteína no sangue que transporta oxigênio. Este resultado pode apontar para uma série de condições, desde desidratação até câncer do sangue.

Os médicos fizeram ultrassom da sua veia cava inferior, uma grande veia perto do abdômen, para verificar os níveis de líquido em seus vasos sanguíneos. Mas, durante este processo, eles observaram uma "estrutura [...] tubular que se movia com um movimento enrolado" dentro do estômago, escreveram os autores.

Depois, os médicos pediram-lhe uma amostra de fezes, a qual foi examinada para detecção de parasitas. Eles descobriram que as fezes dele continham ovos de Ascaris lumbricoides, um tipo de parasita intestinal conhecido como lombriga.

A. lumbricoides é um dos vermes parasitas mais comuns do mundo. O número estimado das pessoas que têm este parasita em seu trato intestinal varia de 800 milhões até 1,2 bilhão, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA. Estes vermes podem crescer até 35 centímetros de comprimento.

'Ultrassom de pesadelo' revela vermes parasitas dentro do estômago de homem (FOTO)

Este tipo de parasita é mais frequente nas áreas tropicais e subtropicais com sistemas de saneamento deficientes e falta de acesso a produtos de higiene, sendo muito raro nos EUA, informaram os CDC. As pessoas ficam infectadas com o verme quando ingerem ovos do parasita, o que pode acontecer quando se as pessoas comerem frutos ou legumes que cresceram em solo contaminado.

A doença pode ser tratada com medicamentos antiparasitários. Neste caso, o homem teve alta no dia seguinte e duas semanas depois estava recuperado. Para prevenir a infeção, recomenda-se lavar, descascar ou cozinhar legumes crus antes de comê-los e, além do mais, evitar o contato com solo que possa ser contaminado com fezes.

Comentar