Trump diz que deixará a Casa Branca se o Colégio Eleitoral der vitória a Biden

Nesta quinta-feira (26), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou pela primeira vez que deixará a Casa Branca caso o Colégio Eleitoral certifique a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais norte-americanas.
Sputnik

Em mais um aparente passo atrás na estratégia de não reconhecer os resultados das eleições norte-americanas, o presidente Donald Trump sinalizou que respeitará a posição dos delegados. Na segunda-feira (23), Trump já havia autorizado o início das tratativas de transição para um futuro governo Biden.

Apesar de afirmar que aceitará a decisão em conversa com repórteres, conforme publicou o jornal The Guardian, Trump também acrescentou que se o Colégio Eleitoral votar em Biden isso será um "erro". O presidente deu as declarações após um discurso de Ação de Graças.

"Certamente o farei. E vocês sabem disso", disse Trump ao ser questionado pela imprensa se deixará a Casa Branca caso Biden tenha a vitória certificada pelo colegiado.

O presidente norte-americano também criticou o sistema eleitoral dos EUA, dizendo que se assemelha ao de um país em desenvolvimento. 

"Somos como um país do Terceiro Mundo", disse.

Ao longo de toda a campanha, Trump manteve uma postura crítica ao processo eleitoral devido ao uso de votos pelos correios. Durante a apuração, o republicano subiu o tom e chegou a declarar vitória afirmando que a eleição estava sendo fraudada. A equipe do presidente abriu uma batalha judicial contra os resultados eleitorais favoráveis a Biden e Trump prometeu levar o caso à Suprema Corte.

Trump diz que deixará a Casa Branca se o Colégio Eleitoral der vitória a Biden

Biden foi apontado pelos principais meios de comunicação norte-americanos como vencedor da eleição, tendo conquistado 306 delegados contra 232 do atual presidente. O democrata é tratado por dezenas de países como o presidente eleito e já anunciou parte de sua equipe de governo.

O Colégio Eleitoral deve se reunir em 14 de dezembro para votar no próximo presidente dos EUA e será formado pelos delegados de cada estado norte-americano, conforme decidido pelo voto popular. A posse do novo mandatário está marcada para o dia 20 de janeiro de 2021.

Trump diz que deixará a Casa Branca se o Colégio Eleitoral der vitória a Biden
Comentar