O conceito por trás desta implantação na região disputada, onde unidades especiais Garud, da Força Aérea indiana, e forças especiais Para, do Exército do país, têm operado desde os primeiros dias do conflito, é melhorar a integração dos três ramos e colocar os comandos navais sob condições extremas de frio.
"As [unidades] MARCOS foram implantadas na área do lago Pangong, onde as forças indianas e chinesas têm se envolvido em uma situação de conflito desde os meses de abril e maio deste ano", relataram fontes governamentais citadas pela agência de notícias ANI.
Além disso, os comandos da Marinha vão em breve receber novas lanchas para conduzir missões no lago em conjunto com a infraestrutura existente para operações.
Em meados de novembro, o Exército indiano instalou novas habitações na região de Ladakh criadas para apoiar o avanço das tropas, enquanto as autoridades tentam encontrar uma solução para o conflito na fronteira com a China. Ambos os exércitos estão preparados para um teatro de longo prazo em Ladakh.
A ausência de uma fronteira demarcada entre a China e a Índia tem sido uma fonte de tensão por décadas. A Linha de Controle Real, uma linha de demarcação informal que separa os territórios, foi criada após a guerra de 1962 como um compromisso.