Como proteger seu celular de aplicativos maliciosos? Especialista dá dicas

Os smartphones não requerem criar configurações ocultas porque são fabricados com uma proteção automática no sistema operacional que inclui aplicativos de terceiros como potenciais ameaças.
Sputnik

Em uma entrevista para a agência Prime, a especialista em segurança cibernética da empresa JET Infosystems, Ekaterina Rudaya, explicou:

"Os smartphones, desde o momento da ativação, oferecem aos proprietários o uso de uma impressão digital, e quando instalam novas aplicações, perguntam se esta pode acessar a câmera, contatos etc.", explica Rudaya.

Segundo a especialista, uma das dificuldades dos criminosos cibernéticos é fazer com que usuários instalem um aplicativo malicioso e que autorizem o máximo de direitos que são solicitados durante a instalação.

Como proteger seu celular de aplicativos maliciosos? Especialista dá dicas

Contudo, dentro das configurações que podem evitar que criminosos se apoderem de dados do telefone, está o código PIN do chip SIM. Além disso, é recomendável a sua instalação para proteger os dados em caso de perda do dispositivo.

"É necessário prestar atenção às senhas que o dispositivo móvel armazena usando o navegador. É conveniente, porém, não é recomendável guardar desta forma os dados da conta bancária no navegador", disse a especialista.

Radaya também não recomenda guardar fotos de passaportes ou cartões bancários na galeria, já que estes arquivos são acessados por muitos aplicativos, desde aplicações para mensagens até o mais simples editor de fotos, concluiu a especialista.

Comentar