O Reino Unido é o primeiro país do mundo a autorizar a vacina contra a COVID-19 desenvolvida pela alemã BioNTech e a norte-americana Pfizer, que ficará disponível no país europeu a partir da "próxima semana", anunciou o governo britânico nesta quarta-feira (2).
"Hoje, o governo aceitou a recomendação da Agência Reguladora independente de Medicamentos e Produtos de Saúde [MHRA, na sigla em inglês] para aprovar o uso da vacina contra a COVID-19 da Pfizer e BioNTech. Isto segue-se a meses de rigorosos exames clínicos e de uma análise minuciosa dos dados por especialistas da MHRA, que concluíram que a vacina atende a seus rigorosos padrões de segurança, qualidade e eficiência", afirmou o porta-voz do Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido.
"A vacina vai estar disponível em todo Reino Unido a partir da próxima semana. O NHS [Serviço Nacional de Saúde] possui décadas de experiência na realização de programas de vacinação em grande escala e começará a pôr em prática os seus extensos preparativos para prestar cuidados e apoio a todos os que são elegíveis para a vacinação", continuou o anúncio público.
Em sua página no Twitter, o diretor da companhia norte-americana comemorou a decisão como um "momento histórico".
Segundo dados da Universidade Johns Hopkins (EUA), o Reino Unido registrou até o momento mais 1,6 milhão de casos de contágio pela COVID-19, enquanto a proliferação da pandemia pelo mundo se aproxima de 64 milhões de casos.