Impulsionada pela demanda crescente mundial de sistemas antiaéreos de pequeno alcance, a empresa alemã Diehl Defence manifestou estar terminando uma variante modular de seu sistema móvel de defesa aérea terrestre IRIS-T-SLS, segundo o portal norte-americano Janes.
A nova versão do IRIS-T-SLS Mk III inclui todos os componentes de um sistema de defesa aérea integrados em uma plataforma blindada.
O modelo contém um radar compacto de detecção 3D multimissão com um sistema integrado de identificação amigo-inimigo em um mastro telescópico, bem como um sistema de comando e controle e quatro interceptores infravermelhos IRIS-T.
A plataforma que transporta esse conjunto de equipamentos é o veículo blindado de rodas Eagle V 6x6, desenvolvido pela divisão europeia do consórcio americano General Dynamics.
O veículo, "permite detectar, localizar e combater em movimento, bem como recarregar [mísseis] de forma mais rápida e eficiente no campo, com um mínimo de pessoal", explicou um porta-voz da empresa Diehl Defence.
A empresa especificou que apesar dos projéteis do sistema serem lançados de uma posição inclinada fixa, a manobrabilidade dos mísseis que utiliza permite abater alvos em um ângulo de 360º.