O comunicado oficial emitido na sexta-feira (4) pelos britânicos aponta que os navios russos foram monitorados de perto ao longo das últimas semanas, mas não relata violações ou incidentes.
"A Marinha Real monitorou nove navios russos ao redor do Reino Unido nas últimas semanas. Cada movimento feito pelos russos - um submarino, um destróier, uma corveta, um navio de patrulha e seus rebocadores de apoio e navios de abastecimento - foi observado de perto por oito navios da MR [Marinha Real] do Canal da Mancha e do mar Céltico para águas próximas à costa oeste da Escócia em uma operação preparada nas últimas duas semanas", diz o comunicado.
De acordo com o comunicado da Marinha do Reino Unido, os navios russos se abrigaram de más condições climáticas na região da Baie de Seine, no norte da França, durante parte da operação, onde os navios de guerra do Reino Unido se juntaram à Marinha e à Força Aérea francesas para monitorar a movimentação russa.
A Marinha do Reino Unido também usou um helicóptero para coletar informações sobre a movimentação dos navios russos, conforme afirma o comunicado à imprensa.
Como em todos os casos semelhantes relatados anteriormente, a frota russa passou pelas águas monitoradas pela Marinha do Reino Unido sem quaisquer violações ou incidentes extraordinários.